fbpx
o que é planejamento tributário

O que é planejamento tributário, suas principais vantagens e como fazer

Para muitos empreendedores, os impostos são uma verdadeira dor de cabeça. E não é para menos: a carga tributária brasileira é bem complexa, fazendo do pagamento dos impostos uma missão desafiadora. No entanto, eles fazem parte das obrigações de qualquer empresa e devem ser encarados com seriedade e cautela, principalmente para evitar problemas com o Fisco ou até mesmo a possibilidade de pagar mais impostos que o necessário. Para isso, é bem importante entender o que é planejamento tributário e como essa estratégia pode ajudar a reduzir o pagamento de tributos de maneira legal.

Primeiramente, entenda que planejamento tributário não tem nada a ver com sonegação de impostos. Sabemos que existem uma série de manobras ilegais para que uma empresa pague menos impostos, mas esse nunca foi e nunca será o melhor caminho.

Mas, então, o que é planejamento tributário?

Também conhecido como elisão fiscal, esse planejamento nada mais é do que um conjunto de estratégias e estudos que têm como objetivo reduzir legalmente a carga tributária de uma empresa. Essa gestão é totalmente legal e geralmente é estruturada por contadores especializados nessa área. A ideia é avaliar todas as características do negócio e encontrar o regime tributário mais adequado, ou seja, o empreendedor é orientado para tomar decisões que dizem respeito aos tributos e impostos com mais expertise e segurança. Existem três tipos de planejamento tributário:

  • operacional – utiliza procedimentos prescritos por lei dentro de uma empresa, com o objetivo de cumprir as obrigações fiscais. Normalmente a redução dos tributos acontece através da antecipação do seu pagamento. É elaborado para períodos de 3 a 6 meses. Digamos que é o básico que precisa ser feito para que sejam cumpridas todas as exigências legais.
  • estratégico – aqui é possível pensar mais nos benefícios a longo prazo. É feita a projeção do futuro do negócio e normalmente é elaborado para períodos de 5 a 10 anos. Durante o planejamento também é indicado o regime tributário mais adequado para aquele momento.
  • tático – ele faz ligação entre o estratégico e o operacional, justamente por ter o foco no médio prazo. Normalmente são elaborados para períodos de 1 a 3 anos. A principal diferença é que o planejamento tático é mais voltado para os departamentos da empresa.

Perceba que entender o que é planejamento tributário e colocar em prática vai muito além do que cumprir com as obrigações e ter uma planilha para receitas e despesas. O foco está em planejar, prever melhorias, estudar cenários e analisar todas as formas de tributação que envolvem o seu negócio.

Leia também – Como reduzir a carga tributária da sua empresa?

Principais vantagens

Não dá para negar que a principal vantagem é a possibilidade de diminuir as despesas com tributos. No Brasil, de modo geral, os impostos chegam a representar 30% de todas as receitas do negócio. Ou seja, toda economia pode, sim, fazer a diferença. Além disso, ao entender o que é planejamento tributário e passar essa responsabilidade para especialistas, você tem mais segurança de que suas obrigações estão em dia. Você passa a atuar de forma preventiva, o que ajuda a eliminar eventuais erros contábeis, evitando, consequentemente, autuações e multas pelo Fisco.

Fazendo a escolha de um regime tributário adequado, você também consegue realizar um orçamento anual eficaz, minimizando as variáveis de tributação, e elaborar um calendário tributário. Lembrando que com um bom planejamento é possível aproveitar possíveis incentivos fiscais e simular cenários que o negócio pode enfrentar.

o que é planejamento tributário

Como fazer?

#1 Contrate uma contabilidade de confiança e especializada em planejamento tributário

O primeiro passo para fazer um bom planejamento tributário é buscar ajuda especializada. Seja qual for o tipo e o tamanho da empresa, é possível trabalhar em uma gestão de tributos que seja mais estratégica e mais interessante para o “bolso” da empresa. O profissional de contabilidade precisa ter experiência em planejamento tributário e também total disposição para entender as necessidades da empresa. Sem falar que a principal premissa precisa ser a legalidade, seguida pela economia que o planejamento pode resultar para os negócios.

A COMTEC é uma empresa especializada em contabilidade com foco em consultoria empresarial e tributária. Temos um amplo conhecimento de tributação para economizar recursos com o pagamento de impostos e atuamos com seriedade, transparência e de forma digital e online. Aqui o tradicional e o inovador caminham juntos! Entre em contato com nossos especialistas e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio:

QUERO RECEBER UMA PROPOSTA ONLINE

#2 Colete dados importantes sobre o seu negócio

Ainda que o planejamento fique nas mãos da contabilidade que você escolher, o seu envolvimento durante o processo é essencial. Por exemplo, você vai precisar coletar e repassar algumas informações, como:

  • porte e estrutura da empresa
  • enquadramento tributário atual
  • atividades do negócio (CNAE)
  • quadro societário (informações sobre os sócios e proprietários)

Assim, quanto mais informações relacionadas ao pagamento de tributos você tiver, mais sólido será o planejamento tributário e mais assertiva será a escolha do regime tributário.

#3 Avalie os números

Além dos dados anteriores, é importante que os envolvidos no planejamento tenham conhecimento dos principais números da empresa, como:

  • faturamento
  • compras
  • serviços
  • despesas operacionais
  • margem de lucro
  • investimentos

Lembrando que a contabilidade responsável pelo seu planejamento deve auxiliar nessa coleta de informações. Assim, se você não tem certeza de como conseguir ou quais outros dados podem ser interessantes, peça orientação. É importante que você tenha certo domínio e conhecimento sobre o assunto, mas você não tem a obrigação de ser um expert em contabilidade e tributação.

#4 Faça previsões

Mais do que entender o que é planejamento tributário, é estratégico saber que as previsões são pilares importantes desse processo. Por exemplo, é a partir de uma projeção do faturamento que você saberá em que momento será necessário mudar de regime tributário. Ou é analisando as projeções das despesas operacionais que a contabilidade pode encontrar possibilidades de incentivos fiscais.

#5 Tenha objetivos e tenha o hábito de fazer avaliações periódicas

Junto com a contabilidade que vai cuidar do seu planejamento tributário, é possível definir certos objetivos, metas e estimativas de economias. E para que tudo aconteça de maneira alinhada, segura e eficiente, você precisa ter certeza de que os responsáveis pelo planejamento e pelas demandas contábeis estão fazendo revisões e mantendo tudo atualizado, sempre de olho em eventuais mudanças.

#6 Saiba o momento certo de escolher o regime tributário

O planejamento tributário é um trabalho contínuo. Mas, é MUITO importante saber que existem apenas dois momentos em que você, como empreendedor, pode mudar o regime tributário: na abertura do negócio e a cada virada de exercício fiscal (janeiro). Por isso as previsões são essenciais, bem como o acompanhamento profissional logo no começo da empresa. Com esses cuidados é possível evitar um erro que pode acompanhar o negócio pelo próximo ano.

Gostou de saber mais sobre o que é planejamento tributário? Fique à vontade para enviar suas dúvidas ou solicitar uma proposta online para nossos especialistas:

FALAR COM ESPECIALISTAS EM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Uma resposta para “O que é planejamento tributário, suas principais vantagens e como fazer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *