fbpx

Análise do fluxo de caixa: como aplicar em sua empresa

Para se manter no mercado, uma empresa deve ter uma boa gestão financeira e, principalmente, uma boa análise de fluxo de caixa. Mas isso só será possível quando o dinheiro estiver bem administrado.

As empresas podem analisar, controlar e medir seus gastos e investimentos usando o fluxo de caixa. Com esse recurso, os executivos podem investir melhor em seus negócios e direcionar recursos para áreas críticas que podem ajudar a empresa a crescer.

O que é um fluxo de caixa e quais são os vários tipos?

O fluxo de caixa é uma métrica que auxilia na gestão financeira das operações de uma empresa. Todas as receitas, despesas e investimentos são rastreados através do fluxo de caixa.

Nesse sentido, todas as movimentações financeiras das organizações são registradas de forma a manter o controle sobre suas operações e permitir que a empresa alcance resultados eficientes e cresça dentro do mercado.

No entanto, para gerenciar as despesas com eficiência, é necessário examinar os custos de cada transação para entender como o dinheiro está sendo gasto.

Existem muitos tipos diferentes de fluxo de caixa que as empresas podem usar para vários fins. Cada um contém informações sobre determinados movimentos financeiros, que podem ser analisados ​​em conjunto ou separadamente.

Entre os tipos de fluxo de caixa que podem existir dentro de uma empresa estão o fluxo de caixa projetado, fluxo de caixa descontado, fluxo de caixa livre, fluxo de caixa direto, fluxo de caixa operacional, fluxo de caixa indireto e fluxo de caixa de investimentos.

Análise do Fluxo de Caixa

Em sua forma mais básica, uma análise de fluxo de caixa é a medida de quanto dinheiro uma empresa ganha e quanto dinheiro ela gasta em um determinado período de tempo.

É possível medir e comparar os números que giram o negócio, e isso pode ser considerado a melhor maneira de uma empresa avaliar o seu desempenho.

Da mesma forma, uma empresa pode descobrir quais são as melhores fontes de receita e onde o dinheiro está sendo gasto. Também é possível determinar quais fatores levaram ao aumento ou diminuição da disponibilidade de caixa de uma empresa em determinado período do ano, evitando assim, maiores prejuízos ao negócio.

Como resultado, esta análise vai ajudar na tomada de decisão, bem como no desenvolvimento de um plano de negócios orientado para o crescimento.

Como realizar uma análise de fluxo de caixa

A análise do fluxo da caixa pode ser feita tanto na vertical quanto na horizontal. Como resultado, em uma análise vertical, a avaliação é feita entre todos os números entre receitas e despesas ao longo de um período de tempo. Em uma análise horizontal, porém, são feitas comparações entre períodos de tempo específicos para cada indicador.

Apesar de não ser uma tarefa difícil, é necessário estar atento a alguns pontos para melhorar a gestão financeira da empresa através desta análise: 

1 – Comece determinando quanto dinheiro está na conta bancária da empresa; 

2 – Faça uma lista de quais transações foram concluídas e quanto dinheiro foi gasto em cada uma delas.

3- Faça um registro financeiro do que você sabe e junte -se à empresa.

4 – Projete o fluxo da caixa em um período de 12 meses para organizá-lo;

5 – Anote as datas e prazos de pagamento;

6 – Mantenha sempre uma lista atualizada, corrigindo os valores conforme necessário. 

 

Por fim, a diferença entre o valor conhecido e o valor inserido é a quantidade de dinheiro disponível para a empresa. 

Os registros de entradas e saídas, assim como a análise, podem ser feitos em papel, mas as empresas que buscam mais assertividade e produtividade na gestão financeira optam por utilizar uma ferramenta como o sistema de controle.

Conclusão

Entender o que é um fluxo de caixa, mantê-lo atualizado e realizar uma análise adequada permite o sucesso do negócio. Por fim, contribui para a estabilidade financeira e segurança das organizações.

 

Para saber mais, entre em contato. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *