fbpx
Somos especializados no segmento e garantimos o cuidado com toda a documentação contábil para que seu negócio esteja apto para exercer atividades.

RioLog: O que é RioLog e Quem ele Beneficia?

Quando se fala em RioLog, no Estado do Rio de Janeiro, vem à cabeça das pessoas várias dúvidas e comentários. “O que é RIOLOG?”, “Quais os benefícios que traz este programa?”, “Minha empresa se enquadrou no RIOLOG, e agora? Estou fazendo certo?”, “Como faço para me enquadrar?”.

O que é RioLog?

A princípio, RIOLOG é a denominação do Programa de Fomento ao Comércio Atacadista e Central de Distribuição do Estado do Rio de Janeiro, que foi criado em Setembro de 2003, através da Lei n. 4.173 de 29 de Setembro.

Este Programa foi criado com o objetivo de estimular a instalação de centrais de distribuição de empresas do setor atacadista no Estado do Rio de Janeiro, como também reduzir o ICMS do setor.

Conforme a publicação Trincheiras da Guerra Fiscal: Avaliação do RIOLOG do ERJ e Proposta de Ajustes, os principais resultados do RIOLOG não foram muito bons, pois a arrecadação não teve os aumentos esperados. A partir disso, podemos presumir que o Decreto N.º 43.725 de 21/08/2012, que alterou recentemente alguns parâmetros tributários, foram criados para satisfazer os objetivos que até então, não foram satisfatórios.

O RioLog é dividido em quatro componentes:

  • Crédito Presumido sobre compras internas
  • Crédito Presumido sobre a compra interestadual
  • Diferimento sobre as importações
  • Redução na base de cálculo para as operações internas

Além destes quatro componentes, destacamos também a denominação de substituto tributário aos distribuidores conveniados a este benefício, que representa uma grande alteração de cadastro tributário.

Apesar de ser um programa destinado às centrais de distribuição, o RIOLOG também impactam na tributação de outras empresas do setor, como fabricantes e varejistas, tendo como premissa de que estas empresas irão vender ou comprar, em algum momento, de empresas que estejam enquadradas neste programa.

FONTE: mixfiscal.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress