fbpx

Fluxo de caixa: o que é, qual a importância e como fazer o seu.

Como escritório de contabilidade, a gente acompanha a quantidade de pequenas, médias ou micro empresas que fecham antes de completarem dois anos – tanto no país, quanto aqui no Rio. E pior: as causas quase sempre estão ligadas a problemas na gestão financeira.

Pensando nisso, a Comtec decidiu criar um artigo sobre uma ferramenta fundamental para ajudar você a organizar, planejar e controlar melhor a saúde monetária do seu negócio: o fluxo de caixa.

Continue lendo e acompanhe: o que é, como fazer e qual a importância disso para o seu sucesso.

 

O que é um fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um registro de todas as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa. Para funcionar de verdade, é importante que ele seja feito com detalhes: cada centavo de ganhos ou de gastos precisa estar lá.

Em relação às receitas, você deve incluir desde as vendas à vista – com dinheiro, cheque, pix, débito etc. – até as que forem parceladas, recebimento de duplicatas etc..

Sobre os seus pagamentos, a mesma coisa: compras à vista ou a prazo, duplicatas, despesas e tudo mais.

E detalhe: para uma visão mais realística, coloque nas duas listas o que está previsto pelo menos para os próximos 3 meses.

Você pode fazer isso com uma planilha, até manualmente. Mas o ideal– na medida em que for começando a crescer – é passar a usar uma versão eletrônica ou sistema on-line próprio para esse tipo de gestão.

 

Por que ele é tão importante?

É fácil a gente se iludir especialmente com picos de vendas, promoções etc.. Só o acompanhamento desses registros garante uma visão financeira precisa do presente e do futuro do seu negócio.

É importante que você impute os números diariamente, incluindo as previsões, como comentamos acima. E verifique o saldo do dia, mas também da semana, da quinzena, do mês e do bimestre à frente.

Com a apuração, você pode projetar o quanto terá e o quanto precisará de capital de giro em vários momentos.

Entre outras vantagens, essa clareza facilita tomadas de decisão bem embasadas em relação a, por exemplo:

  • Possíveis reduções de despesas de forma que não afetem a lucratividade;
  • Programação de investimentos em estrutura e melhorias do negócio;
  • Programação de aplicações de recursos nos períodos em que o capital sobressalente iria ficar parado;
  • Planejamento de promoções e liquidações;
  • Ajustes de preços – para mais ou para menos – nos produtos e serviços;
  • Previsão da necessidade de empréstimo;
  • Possíveis negociações de prazos com fornecedores em casos deficitários etc..

 

Mais decisivo: controle rigoroso e saber usar os dados do fluxo.

Apesar da importância do fluxo de caixa, ele só será útil se for feito com disciplina e rigor. E, claro, com o cuidado de que seus dados sejam bem interpretados e sirvam de base para o planejamento financeiro mais adequado.

Se você precisar de qualquer orientação a mais sobre como fazer isso, entre em contato com a gente. Aqui na Comtec, temos uma equipe especializada em analisar suas receitas e despesas. E, a partir disso, desenvolver soluções inteligentes e seguras para otimizar o desempenho de gestão do seu negócio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *