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Como mudar de contador e migrar sua contabilidade?

Contabilidade não é commodity. Existem diferenças grandes entre os serviços oferecidos e elas podem significar vantagens ou prejuízos.

Se mal feitos, podem levar, por exemplo, a:

  • multas,
  • impostos desnecessários,
  • problemas com o Fisco etc..

Ou, quando bem feitos:

  • benefícios,
  • oportunidades e
  • informações claras para tomadas de decisão.

Por que essa escolha deve ser criteriosa?

E, sim, isso quer dizer que seus resultados financeiros também estão ligados ao nível de experiência, conhecimento e constante atualização de quem você escolhe para fazer o seu acompanhamento contábil.

Em outras palavras, sempre vale a pena buscar profissionais com anos de mercado e capazes de oferecer soluções inovadoras e estratégicas para o seu negócio.

Foi pensando nisso que a Comtec preparou este material. Ele traz dois passos para quem quer migrar sua contabilidade.

Se, por qualquer razão – como atendimento, ineficiência, prazos, dificuldade de acesso, desatualização ou pela falta de ferramentas práticas –,você não está satisfeito e pretende mudar este fornecedor, continue lendo e saiba como fazer.

Passo 1: Analisar contrato e pendências.

Assim que decidir que vai trocar de contador, você precisa revisitar o contrato que vocês fizeram para ver se alguma cláusula fala sobre multa ou aviso prévio na hora da rescisão.

Logo em seguida vale a pena olhar os documentos dos últimos 5 anos para confirmar se existem situações em aberto, como débitos parcelados não concluídos.

De qualquer forma, duas tranquilidades em relação a isso: a) Se o seu novo escritório de contabilidade for parceiro, ele o orienta e verifica possíveis inconsistências, faltas ou erros a serem resolvidos. b) Mesmo depois da troca de fornecedor, o antigo continua sendo responsável por qualquer falha durante o período em que prestou serviço para você.

Passo 2: Formalizar seu interesse em finalizar o contrato com o atual fornecedor.

O segundo passo é formalizar seu interesse em fazer a mudança por meio de um distrato (a rescisão do contrato). Ele deve ser enviado por e-mail ou pelos Correios (como carta registrada) e conter:

  1. A sua intenção em encerrar a parceria com sugestão de data para isso.
  2. Pedido para que ele encaminhe ao novo fornecedor: todos os documentos – contábeis, fiscais e pessoais – da empresa, incluindo senhas e logins, além de um relatório com a sua situação cadastral. Normalmente isso demanda uns 30 dias.

E depois?

Antes de fazer tudo isso, porém, é bom você já ter em escolhido seu novo fornecedor.

E aí vão mais algumas dicas. É desejável que ele:

  • Tenha tradição e experiência, mas seja capaz de conciliar tudo isso com soluções inovadoras.
  • Esteja sempre disponível para atendê-lo.
  • Cobre preços justos.
  • Seja registrado no Conselho Regional de Contabilidade da sua região.
  • Trabalhe com seriedade e transparência.
  • Tenha clientes satisfeitos.
  • Ofereça praticidades tecnológicas.

Se você leu até aqui, muito provavelmente está pensando num novo parceiro. Aproveite para preencher o formulário, que entraremos em contato para apresentar melhor a nossa empresa e uma proposta on-line.

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