Contabilidade não é commodity. Existem diferenças grandes entre os serviços oferecidos e elas podem significar vantagens ou prejuízos.
Se mal feitos, podem levar, por exemplo, a:
- multas,
- impostos desnecessários,
- problemas com o Fisco etc..
Ou, quando bem feitos:
- benefícios,
- oportunidades e
- informações claras para tomadas de decisão.
Por que essa escolha deve ser criteriosa?
E, sim, isso quer dizer que seus resultados financeiros também estão ligados ao nível de experiência, conhecimento e constante atualização de quem você escolhe para fazer o seu acompanhamento contábil.
Em outras palavras, sempre vale a pena buscar profissionais com anos de mercado e capazes de oferecer soluções inovadoras e estratégicas para o seu negócio.
Foi pensando nisso que a Comtec preparou este material. Ele traz dois passos para quem quer migrar sua contabilidade.
Se, por qualquer razão – como atendimento, ineficiência, prazos, dificuldade de acesso, desatualização ou pela falta de ferramentas práticas –,você não está satisfeito e pretende mudar este fornecedor, continue lendo e saiba como fazer.
Passo 1: Analisar contrato e pendências.
Assim que decidir que vai trocar de contador, você precisa revisitar o contrato que vocês fizeram para ver se alguma cláusula fala sobre multa ou aviso prévio na hora da rescisão.
Logo em seguida vale a pena olhar os documentos dos últimos 5 anos para confirmar se existem situações em aberto, como débitos parcelados não concluídos.
De qualquer forma, duas tranquilidades em relação a isso: a) Se o seu novo escritório de contabilidade for parceiro, ele o orienta e verifica possíveis inconsistências, faltas ou erros a serem resolvidos. b) Mesmo depois da troca de fornecedor, o antigo continua sendo responsável por qualquer falha durante o período em que prestou serviço para você.
Passo 2: Formalizar seu interesse em finalizar o contrato com o atual fornecedor.
O segundo passo é formalizar seu interesse em fazer a mudança por meio de um distrato (a rescisão do contrato). Ele deve ser enviado por e-mail ou pelos Correios (como carta registrada) e conter:
- A sua intenção em encerrar a parceria com sugestão de data para isso.
- Pedido para que ele encaminhe ao novo fornecedor: todos os documentos – contábeis, fiscais e pessoais – da empresa, incluindo senhas e logins, além de um relatório com a sua situação cadastral. Normalmente isso demanda uns 30 dias.
E depois?
Antes de fazer tudo isso, porém, é bom você já ter em escolhido seu novo fornecedor.
E aí vão mais algumas dicas. É desejável que ele:
- Tenha tradição e experiência, mas seja capaz de conciliar tudo isso com soluções inovadoras.
- Esteja sempre disponível para atendê-lo.
- Cobre preços justos.
- Seja registrado no Conselho Regional de Contabilidade da sua região.
- Trabalhe com seriedade e transparência.
- Tenha clientes satisfeitos.
- Ofereça praticidades tecnológicas.
Se você leu até aqui, muito provavelmente está pensando num novo parceiro. Aproveite para preencher o formulário, que entraremos em contato para apresentar melhor a nossa empresa e uma proposta on-line.